Os pais ou responsáveis de crianças de até 3 anos que pretendem matricular seus filhos na rede de ensino devem preencher a ficha de matrícula creche. Saiba onde encontrar a ficha de matrícula creche e todos as informações necessárias:

GUIA DE CONTEÚDO
Ficha de matrícula creche
As vagas para creche são sempre muito concorrida e, por isso, é realizada uma pré-matrícula para que as secretariais consigam alocar todos os estudantes. Assim, os pais precisam preencher a ficha de matrícula creche.

Cada cidade ou estado realiza esse procedimento de forma distinta. Há lugares em que a ficha de matrícula creche é disponibilizada de forma online. Já outros pedem que a ficha seja entregue nas unidades de ensino.
Com essas fichas será possível disponibilizar a quantidade de vagas necessárias para atender a quantidade de aluno. Por isso, após essa etapa é necessário a efetuação da matrícula 2023 de forma presencial, levando os documentos exigidos na unidade de ensino indicada pela Secretaria de educação.
Como preencher a ficha de matrícula para creche?
A prefeitura do município de São Paulo disponibiliza em seu site uma Ficha Cadastro para Matrícula na Educação Infantil. Esse é um formulário para solicitação de vaga que precisa ser impresso e preenchido. As informações devem ser preenchidas em letra de forma, sendo os seguintes dados:
- Nome do candidato;
- Sexo (M – masculino / F – feminino);
- Data de nascimento;
- Nacionalidade;
- Estado;
- Cidade;
- Certidão de nascimento (número da certidão/termo, livro, folha, município da Comarca, estado, distrito);
- RG (número, DC, UF, data de emissão e órgão emissor);
- Nome completo da mãe;
- RG da mãe (número, DC, UF, data de emissão e órgão emissor);
- CPF da mãe;
- Nome completo do pai;
- RG do pai (número, DC, UF, data de emissão e órgão emissor);
- CPF do pai;
- Endereço (rua, nº, complemento, bairro, CEP e cidade);
- Números de telefone da mãe (residencia, celular e trabalho);
- Números de telefone do pai (residencia, celular e trabalho);
- E-mail.
No documento, os pais devem indicar a necessidade de permanência da criança na escola, podendo ser integral (10h) ou parcial manhã/tarde (5h), em ordem de preferência. A ficha deve ser entregue na unidade educacional que deseja matricular a criança.
- Veja também: Matrícula CMEI 2023

O funcionário que receber o documento irá anotar a data de recebimento e entregar o Comprovante Provisório de Cadastro para Educação Infantil. Nesse haverá algumas informações, como:
- Unidade Educacional;
- Nome do candidato;
- Data do cadastramento. Nome do funcionário responsável;
- Data de retorno à escola para retirar o Protocolo Definitivo.
Efetivação da matrícula
Os pais ou responsável pela criança será informado, por telefone ou e-mail, a disponibilização da vaga para creche. Assim, será informado a data que o mesmo deverá comparecer à unidade de ensino para efetivar a matrícula.

Diferente da outra ficha, nessa é preciso informar a raça/cor, a quantidade de horas que irá permanecer na unidade escolar, sendo no mínimo 4h e no máximo 10h. Em caso de necessidade especial, será preciso informar na ficha.
A Prefeitura de São Paulo possui o programa Leve Leite que atende crianças a partir dos 4 meses de idades que estão matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação. Assim, na ficha de efetivação da matrícula escolar é solicitado um endereço para o encaminhamento do leite.
Para receber o benefício, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Crianças com deficiência recebem o leite até o 5º ano da Educação Fundamental, desde que estejam matriculadas na rede pública, não sendo necessária a inscrição no CadÚnico.