Inscrições Projovem 2022: Como se Inscrever? Vagas e Regras

As inscrições Projovem 2022 tem sido uma das mais esperadas pelos estudantes. Se você chegou aqui para saber mais detalhes sobre o programa, continue acompanhando, saiba como se inscrever e conheça as vagas e regras das inscrições Projovem 2022!

Inscrições Projovem 2022

O que é Projovem?

O Programa Nacional de Jovens mais conhecido como Projovem assiste jovens de 18 a 29 anos até a principal função de proporcionar a qualificação profissional e ajudar ativamente nos estudos nesse público alvo.

Para ganhar o certificado que varia de 250 horas aula a 350 horas aula, o estudante tem que comparecer em pelo menos 75% dos encontros.

Há vagas para diferentes áreas entre elas podemos citar serviços domésticos, vestuário, arte, cultura construção e reparos área administrativa entre outros. 

O programa existente desde o ano de 2005 é composto de quatro modalidades que são:

  •  Adolescente;
  •  Urbano;
  •  Campo;
  •  Trabalhador.

 A primeira categoria inclui adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos. A diferença dessa modalidade é a liberação de bolsas. O fator que analisa a frequência do aluno é a permanência na escola regular.

Para participar dessa faixa etária é necessário estar inscrito no CadÚnico e geralmente é aberto às famílias que participam de programas sociais como Bolsa Família.

✓ Veja alguns dos artigos mias buscados no site:

A categoria Urbana é para faixa etária maior e compreende jovens de 18 até 29 anos. Para essa modalidade a presença de bolsa, porém é liberada para alunos que ainda são concluintes do ensino fundamental.

A categoria relacionada a Campos é para alunos Agricultores e que moram na zona rural. O programa é destinado a esses jovens que não tiveram oportunidade de concluir os estudos em fase regular e precisa de uma oportunidade geralmente esses jovens estão inseridos no ensino fundamental.

Para essa categoria a durabilidade do curso é de 2 anos.

A categoria trabalhador também é voltada para os jovens de 18 até 29 anos, entretanto o critério renda é levado em consideração.

Isto é, jovens que são membros de famílias que têm renda de até um salário mínimo e que estejam cursando Ensino Fundamental ou Médio estão inseridos nessa modalidade. Veja a seguir mais detalhes e saiba como realizar as inscrições Projovem 2022.


Quem pode se inscrever?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de todos os estudantes que podem ser inseridos no programa. A primeira regra está no quesito faixa etária, o segundo renda e o terceiro vulnerabilidade Econômica já que o programa é direcionado aos municípios, estados e as populações que estejam em situação de risco.

Locais em que tem os índices de violência crescentes, preconceito e racismo tem maiores chances de ser assistidos nos projetos. Jovens moradores da favela ou aqueles que se sentem prejudicados com a condição social e econômica em que vivem também podem ser assistidos neste programa.

Integrantes do Plano Juventude Viva e os egressos do programa Brasil Alfabetizado, além de público feminino egresso do sistema prisional tem prioridade no cadastro do ProJovem.

Acompanhe detalhes e veja onde realizar as  inscrições Projovem 2022.


Como realizar as inscrições Projovem 2022?

Nem todas as regiões são inseridas no projeto e oferecem este programa a população, isso porque os municípios e Estados em geral precisam fazer um cadastro junto ao módulo do programa no sistema integrado de monitoramento, execução e controle do Ministério da Educação conhecido como Simec.

Além disso, solicitar assistência à localidade. O programa é voltado para a região com população acima de 100 mil habitantes.

As pessoas que desejam se inscrever no programa precisam acessar a Prefeitura do Município em que residem ou saber mais sobre o ProJovem aqui.

Para mais detalhes sobre as inscrições Projovem 2022, continue acompanhando este Portal.